sábado, 15 de junho de 2013

Medo

O silêncio seria perfeito para essa pequena cena... Seria o fator que marcaria a tensão, a linha tênue entre o certo e o errado, a paz e a violência...

De um lado, várias cores, expressões exaltadas, gritos vigorosos, a busca pelos direitos, o esquecimento dos deveres e o principal: O MEDO DA OPRESSÃO.

Do outro lado, estão eles, uniformizados, com expressões sérias, com grandes escudos e armas, representando a vontade daqueles que são seus superiores, enquanto seus pensamentos estão ali, mas ao mesmo tempo não estão e o principal fator: O MEDO DO DESCONTROLE. 

O lado que representa a população, grita, reclama, quase implora, acreditam que aqueles do outro lado, com seus uniformes, armas e escudos não compreendem,  apenas querem lhes tirar a revolta por tudo que está errado, por tudo que eles vivenciam e sabem que se não tomarem uma atitude não vai mudar... Eles realmente acreditam que o outro lado só quer oprimir, deixá-los "cidadãos amestrados" e se esquecem do ponto principal da questão: Por mais que possuam escudos e armas, aqueles do outro lado são cidadãos comuns e sim, também fazem parte do povão que precisa enfrentar filas para conseguir uma consulta no médico.

O lado que representa a ordem, a polícia, a vontade do governo, tenta colocar ordem em tudo, com medo de que as coisas se tornem uma baderna e muitos acabem feridos. Em suas mentes eles perguntam a si mesmos por que não estão do outro lado? Por que não reivindicam por suas causas também? Eles compreendem a situação... Pelo menos boa parte compreende...

[Mas o medo transforma as pessoas, transforma de uma maneira poderosa...]

Aqui nós temos que chegar a um consenso... Você pode apoiar a causa de um lado ou de outro, você com certeza vai querer tomar um partido, uma opinião... 
Mas terá que concordar comigo. DE AMBOS os lados algo pode dar errado, quando tudo poderia ser de forma pacífica, algo pode mudar o destino... Alguém pode acabar fazendo com que a bagunça, baderna se instaure da forma que jornais irão retratar um lado como vilão e o outro como mocinho... SEMPRE vão existir aqueles com um "algo" que tira as coisas da ordem, que incita a violência, que vai destruir o objetivo do protesto. Alguns chegam a possuir esse "algo" maligno, que estão ali apenas para causar o caos, a confusão completa...
Esse alguém (ou vários) pode estar de QUALQUER lado. 

Mas mesmo que numa situação hipotética esse alguém não exista, o medo pode transformar aqueles que estão ali envolvidos no protesto e por algum sinal, qualquer tipo de sinal de um dos lados o outro vai agir, vai agir de forma errada...
E nós temos a linda guerra... Povo X Polícia.

Os policiais precisam estar preparados para agir corretamente numa situação dessas? Concordo completamente. Eles estão? Bom, acredito que você pode responder isso sozinho...
Mas e a população? Ela não deveria estar preparada também? Essa mesma população não deveria pensar melhor antes de votar em seus candidatos, em vez de aceitar o primeiro candidato que ofereça a melhor oferta, ou melhor, essa população não deveria praticar um pouquinho, só um pouco da ~HONESTIDADE~ (incluindo aqueles com seus uniformes, escudos e armas)?

Todos querem criticar um lado... Todos fazem um belo discurso sobre o que um lado faz de errado contra o outro (geralmente acreditando que eles são mocinhos). Mas não existem vilões nessa história, pelo menos não no confronto polícia X povo.

Os verdadeiros vilões são aqueles que acreditam ser superiores, acreditam que valem mais do que aqueles que os sustentam. Os verdadeiros vilões são aqueles que querem comandar o país... Aqueles que por possuirem um cargo político, acreditam ser a 'bolacha com o dobro do recheio'. Você pode vaia-los, mentalmente eles riem da sua cara por um único motivo: Você irá votar neles OUTRA VEZ quando a hora da eleição chegar, eles vão continuar ali, desfrutando do bom e do melhor apenas por que foram ESCOLHIDOS PELO POVO.

Mas existe um ponto, um ponto que mudaria a história, que mudaria o mundo, que mudaria os governos os policiais, os protestos, militares e povo. O ponto definitivo, que une TODOS nós em uma única linha.

[Nós, Homo sapiens deveríamos ter essa noção:]

 Nós bebemos da mesma água, nós nos alimentamos da comida que a mesma terra fornece, nós vivemos no mesmo país (para brasileiros), nós usamos, desfrutamos e estamos no mesmo planeta... Todos nós somos cidadãos, todos nós merecemos ter nossos direitos atendidos, todos nós temos deveres a cumprir. 

É isso que falta nos nossos queridos governantes "bolachinhas com mais recheio".
É isso que falta na nossa polícia.
É isso que falta no nosso povo.

E não, isso não é um apelo para que o mundo reverencie o comunismo. De forma alguma.
Só é algo para pensar... Se você "bolachinha com mais recheio" acredita que é melhor, saiba que você também iria pagar o mesmo preço da passagem de ônibus, iria utilizar o mesmo sistema de saúde e sim iria ser 'protegido' pela mesma polícia se não tivesse os "direitos adicionais" e segue (ou deveria seguir) as Leis que você escreve.
Você de uniforme, escudo e arma, você PAGA a mesma passagem, utiliza o mesmo sistema de saúde, é VOCÊ que protege a população e segue as Leis que os escolhidos escreveram e votaram.
É você cara pintada, de grito exaltado, que paga todo dia a mesma passagem superfaturada, utiliza aquele querido sistema de saúde precário, é protegido pela polícia que recebe tanto quanto você, ou um salário menor ainda, é você que deve seguir as leis que são pensadas, escritas, repensadas, reescrita e votadas por aqueles que você escolheu colocar no governo. É você que paga todo o dia o imposto para que TODO sistema funcione de forma perfeita. É você que deve cobrar pelos seus direitos, mas também DEVE CUMPRIR COM SEUS DEVERES.


Todos nós temos um papel nessa sociedade. Se um falhar em seu papel e não concertar seu erro...






Nenhum comentário: